0

A conjuntura do ano que vem indica um cenário de dura luta para os trabalhadores da FAETEC. Temos que estar organizados e mobilizados para defender nossos direitos e lutar para ampliar as conquistas não obtidas até o presente momento. Perante este quadro, tornou-se necessária a criação de um instrumento de luta que possa contribuir para a defesa das nossas reivindicações. É com este propósito que tornamos pública a criação da ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA FAETEC. Assim, o I Seminário dos Trabalhadores da FAETEC, no dia 29/11 no ISERJ, cumpriu a sua principal deliberação, conforme a programação proposta pelos trabalhadores da FAETEC que romperam com o sindicato pelego.

A Associação dos Trabalhadores da FAETEC pretende congregar todos os educadores que trabalham na Fundação: docentes de todos os níveis de ensino e funcionários administrativos, concursados ou contratados. Com essa decisão, se corrige o divisionismo que historicamente perdurou na entidade sindical existente desde 2001, pois consideramos também trabalhadores da FAETEC aqueles que são contratados temporariamente. Esclarecendo, desde já, que defendemos o Concurso Público como a via exclusiva de ingresso na Fundação, e a chamada de todos os aprovados em 2010. Portanto não defendemos os contratos, mas defendemos os contratados enquanto trabalhadores da FAETEC. Como conclusão, sabemos que o divisionismo resultante da rejeição aos contratados sempre serviu aos interesses dos governos estaduais.

Partimos de uma análise da conjuntura atual que entende que o enfrentamento com os governos em 2015 vai ser intenso. Tanto os governos de Dilma quanto o de Pezão irão priorizar o ajuste fiscal, tendo como objetivo o pagamento da dívida pública e, consequentemente, o Estado vai “arrochar” os trabalhadores. No plano estadual, no que diz respeito à FAETEC, o foco do governo continuará a ser a ampliação dos CVT’s em detrimento das escolas técnicas. Portanto, teremos que nos mobilizar fortemente para obtermos conquistas significativas para o conjunto da categoria.

No I Seminário também esteve representada a CSP-CONLUTAS, central sindical que disponibilizou para a ATFAETEC apoio financeiro e jurídico, no sentido de nos construirmos enquanto associação em defesa dos trabalhadores da FAETEC. Estaremos ainda em dezembro nos reunindo. Dia 13/12 será realizada a primeira reunião da Coordenação Geral da ATFAETEC, com representação de 10 escolas da rede, mas que estará aberta a todos que queiram participar.

No sentido de organizar nossa luta desde já, buscamos construir um Plano de Lutas que permanecerá em aberto, para que as discussões continuem e possamos construir coletivamente o conjunto de reivindicações que atenda às demandas dos diversos setores da categoria.

0 comentários:

Postar um comentário