Neste sábado, dia 20/12, o ‘Jornal Extra’ publicou a notícia de que o Governador Luiz Fernando Pezão decidiu transferir a Fundação de Apoio à Escola Técnica para a Secretaria de Educação, retirando-a da administração da Secretaria de Ciência e Tecnologia. No apagar das luzes, com grande parcela dos servidores já em recesso, esta notícia revela, mais uma vez, a face autoritária de um governo que nas urnas foi derrotado pelos votos brancos e nulos.

Nós, da Associação de Trabalhadores da Faetec (ATFAETEC), consideramos que esta mudança de Secretaria, se concretizada, só pode se justificar pelos interesses clientelistas e fisiológicos daqueles que governam o Estado. Afinal, a categoria e a comunidade escolar jamais foram consultadas ou mesmo informadas a respeito desta intenção do Governador. Também por isso repudiamos esta mudança! Para nós, tudo que envolve a vida funcional dos servidores, assim como a estrutura e o funcionamento das escolas, deve ser debatido democraticamente com a comunidade escolar (servidores, estudantes e seus responsáveis).

Além disso, a política da SEEDUC tem se mostrado nefasta para a educação do Estado do Rio de Janeiro. A implementação da política de metas vem transformando as escolas em verdadeiros campos de batalha onde a educação, há muito, deixou de ter importância central. A mesma SEEDUC, na sede de alcançar índices de aprovação para que o Rio de Janeiro aumentasse o seu índice no IDEB, enxugou o número de turmas, aumentou a quantidade de alunos em sala de aula, diminuiu os tempos de Filosofia e Sociologia e pressionou os diretores de escolas a aprovarem o maior número possível de estudantes, ainda que fosse necessário constranger os professores quanto ao lançamento de notas. Consequentemente, o assédio moral tem se tornado frequente nas escolas estaduais. Acrescente-se, também, a disputa por premiações que, além de gerarem uma competitividade incompatível com o ambiente escolar, não são incorporadas aos salários dos servidores. Isso é a SEEDUC.

Pezão: NÃO ACEITAREMOS A MUDANÇA DE SECRETARIA! NÃO ACEITAREMOS A MERITOCRACIA NA FAETEC!

Não queremos premiações, mas sim melhores salários. Não queremos salas lotadas, queremos qualidade na nossa educação técnica. Não aceitaremos qualquer ação que interfira na nossa autonomia pedagógica. O PCS é Lei e não admitiremos perdas de qualquer espécie. Escola técnica não é fábrica.


NENHUM PASSO ATRÁS SERÁ DADO! TIREM AS MÃOS DA NOSSA EDUCAÇÃO!

1 comentários:

  1. A Faetec deveria ser um órgão do governo Federal. Estadual está uma vergonha.

    ResponderExcluir